Depois do surgimento nos anos 70 e 80, e o boom nos anos 2000, os jogos digitais e videogames se tornaram uma das principais formas de entretenimento entre as pessoas, perdendo o velho estigma de ser uma diversão de criança, e vindo a se tornar, até mesmo, uma das indústrias mais lucrativas do mercado, gerando trilhões de investimentos e lucros, além de produções dignas de serem chamadas de obras primas.

Com toda essa popularidade, um termo que ganhou grande notoriedade entre os jogadores é o “gamer”.

Apesar de gerar certa discussão entre os amantes dos games, o gamer, em sua mais simples definição, é, basicamente, aquele que joga videogame. Contudo, existem opiniões bem contrárias a isso, definindo os jogadores em relação ao jogo que ele jogar e como ele joga.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos destrinchando uma definição mais detalhada em torno desse popular e, um tanto polêmico, termo. Será que você, caro leitor, é definido como qual tipo de gamer? Ou será que você é mesmo um gamer?

A Origem do Termo Gamer

Antigamente, antes do surgimento e população dos jogos digitais, o termo gamer era utilizado, basicamente, para definir aqueles que jogavam role-playing games de mesa, os chamados RPG. Todos que praticavam esse tipo de jogo eram chamados de gamers.

Contudo, como os videogames se tornou a forma mais utilizada para experiências imersivas lúdicas, os usuários de games digitais também são definidos, atualmente, como gamers.

O que é ser um gamer, realmente?

Pensa na seguinte situação, temos três pessoas envolvidas com games. O primeiro gosta de jogar raramente, somente para passar o tempo quando não está fazendo nada. O próximo é viciado em um só jogo, aquele que ele considera favorito. Já o último, tem todos os consoles do momento na sua casa, é um amante de todos os tipos de games, sabendo tudo sobre eles e vivendo intensamente aquele ambiente digital.

Diante dos três exemplos citados acima, você, caro leitor, provavelmente, se fosse pra escolher somente um para definir como gamer seria o último, certo? Bom, diante da definição geral de termo, todos eles podem ser um gamer. Contudo, é um tanto até injusto coloca-los todos no mesmo barco. Por isso, muitos definem, somente, o terceiro exemplo como um verdadeiro jogador de games. Aquele que vive intensamente a relação com os videogames, entendendo todo aquele ambiente.

Para conseguir distinguir e colocar todo tipo de gamer dentro do termo, o mercado e especialistas em videogames definiram dentro de uma escalas os diversos tipos de gamers.

Tipos de Gamers

Dentro do conceito geral, existem diversos tipos de estilos para ser um gamer. Contudo, os mais importantes e que, possivelmente, você irá se encaixar são:

Hardcore Gamer: esse é o chamado “verdadeiro gamer”. Ele passa quase toda hora do seu tempo livre jogando, trocando, por exemplo, sair com seus amigos no fim de semana para ficar horas na frente do seu console ou PC. Esse tipo de jogador adora desafios, encarando os níveis mais complexos, entrando de cabeça no desafio.

Casual Gamer: como já bem diz o nome, esse tipo de jogador é aquele gamer que gosta de jogar casualmente. Ele, diferente do hardcore, não utiliza todo seu tempo livre com videogames, somente em alguns momentos para passar o tempo.

Regular Gamer: é o meio termo entre o hardcore e o casual. Esse tipo de jogador gosta de games, joga no seu tempo livre, porém não é tão dedicado a ponto de ficar a todo o momento na frente do console ou PC.

Cyber Atleta: com o avanço que o e-Sports teve nos últimos anos, um novo tipo de gamer surgiu, o chamado Cyber Atleta. Como você já pode estar imaginando, são os jogadores que jogam profissionalmente, sendo remunerado por jogar.

leia mais sobre

Os 4 Gamers mais Bem Pagos do Mundo

Os videogames pararam de ser brincadeira de criança e se tornaram uma das indústrias mais rentáveis do mundo do entretenimento, gerando bilhões de lucro anualmente. Conheça os gamers mais bem pagos do mundo.

O que é um Gamer?

Todos nós estamos acostumados a fazer nossas jogatinas diárias, buscando se destacar ou somente por um pouco de diversão. O que de fato leva você ser Gamer? Equipamento? Rank? Patente? Estilo? Acredite! Esses não são os principais pontos que definem um gamer de verdade.

AQUI É ELYANO VERAS, SEU COACH GAMER

Sou formado em Coach Integral Sistêmico pela maior empresa de coach do mundo. E quero ajudar você a potencializar suas habilidades como Gamer, com um único objetivo de alcançar seus Objetivos dentro do cenário de e-Sports

COMO MONTAR UM
PC GAMER?

Um material riquíssimo que vai ensinar você a escolher as peças certas para montar o PC Gamer dos seus sonhos. Independentemente do seu orçamento, é possível sim montar uma máquina de alta performance. Eu já fiz isso e funcionou várias vezes. Agora quero compartilhar com você.

Quando for redirecionado, use a palavra-chave de acesso ao material: PC GAMER

Perfeito! Em breve você será redirecionado.